Mensagens populares

sábado, 21 de agosto de 2010

Paula Rêgo - 1

A pintora portuguesa Paula Rêgo foi uma entre as dezenas de pessoas ontem homenageadas pela rainha Isabel II de Inglaterra a propósito das comemorações do seu aniversário. Paula Rêgo recebeu a Ordem do Império Britânico pela sua contribuição para as artes. - notícia do Público.Domingo 13 Junho 2010.

"A casa encheu-se de gente, e mais gente, e mais gente.
Toda essa gente obedecia aos quadros. Subjugada,
olhava-os como se olham as imagens nas igrejas antigas."

As palavras constituem um excerto da crónica do dia 3/10/2009 do colunista regular do "Actual"semanal de José Manuel dos Santos A festa da inauguração da Casa das Histórias, em Cascais, mereceu as palavras referenciadas em epígrafe.
Paula Rêgo, pintora que admiro.
Muito me orgulhou, quando num belo dia, há vários anos, no Bar da National Galery, em Londres, vi com meus olhos, a ilustração da parede com desenhos da sua autoria.
Nunca mais esquecerei o orgulho que senti de ser português num país estrangeiro.
Voltei a Londres, na última Páscoa, e lá estavam os seus desenhos.
Sem palavras.


1 comentário:

  1. ... é mesmo um honra para nós! Afinal temos figuras tão grandes e que na vida são tão simples! Como se dever ser mesmo!

    Pela minha parte, lembro Paula Rego em Serralves (2004). Uma enchente! Portugueses e estrangeiros!Foi a exposição com mais visitantes m Serralves, até hoje!

    Também tenho uma apreço muito forte pela sua pintura! Estórias de nós, da vida portuguesa, de si, da sua infância, do mundo que a rodeia!

    Um prazer estar de volta!

    ResponderEliminar