Mensagens populares

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Luiz Beira


Sábado, 28. Meio da tarde. Inaugurada a Exposição de homenagem ao autor (Luiz Beira: a Paixão pelas Artes, o Legado a Viseu), no âmbito das Comemorações do 15.º Aniversário da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva[i].
O “Grupo Off” abriu a sessão com “Amor de Perdição” – representação cénica da obra de Camilo que narra vários episódios ligados á cidade - inteligente utilização de fantoches, com a particularidade de os actores, que deram vida aos “bonecos”, se terem transformado, também eles, em autênticos personagens e incutido grande vitalidade ao espectáculo .
Seguiram-se os discursos da ordem: de entre os vários oradores, a Vereadora da Cultura – Odete Paiva -, destacou o facto de o homenageado ter doado à cidade grande  parte do seu acervo de banda desenhada (embrião da actual Bedeteca), e milhares de documentos, álbuns, revistas, fanzines de banda desenhada, livros de poesia, teatro, etc.; a Presidente da direcção do Gicav falou de gratidão pela colaboração prestada na realização de eventos e iniciativas ligadas à banda desenhada; e, por fim, o homenageado começou por dizer, com graça, - cito de cor: “os amigos servem para duas coisas: uns, para nos proibir de irmos a determinado lugar,  outros, para nos obrigar a deslocarmo-nos a esse mesmo lugar! - agradeceu aos organizadores “a partida que lhe pregaram”, fez questão de chamar para junto de si, um a um, os autores de banda desenhada dispersos pela assistência e, visivelmente emocionado, sublinhou o valor da amizade, ali tão bem espelhado no rosto dos que se associaram ao evento.
A sua ligação à cidade vem, desde a segunda metade da década de 70, quando veio fazer teatro na feira de S. Mateus. Gostou... ...até hoje.
Uma enorme surpresa para quem, como eu, não conhecia a obra do autor!
É emocionante saber que está ali uma vida inteira dedicada à Arte, e, mais emocionante ainda, é saber que o Autor escolheu a nossa a cidade como legatária do seu património!



[i] Iniciativa da Câmara Municipal e Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav)
[ii] O espaço cénico correspondeu ao átrio da Biblioteca Municipal

Sem comentários:

Enviar um comentário